Conheça o Arduino




“O Arduino é uma plataforma que foi construída para promover a interação física entre o ambiente e o computador utilizando dispositivos eletrônicos de forma simples e baseada em softwares e hardwares livres.
Resumidamente, a plataforma consiste em uma placa de circuitos com entradas e saídas para um microcontrolador AVR, um ambiente de desenvolvimento e o bootloader que já vem gravado no microcontrolador
O microcontrolador é constituído de um microprocessador, memória e periféricos de entrada/saída. É o microprocessador que pode ser programado para funções específicas, como, por exemplo, o controle de máquinas e diferentes automações.
Existem outras plataformas construídas para microcontroladores, mas o Arduino tem se destacado no cenário mundial pela facilidade de programação, versatilidade e baixo custo. Mesmo para os que desejam interações de alto nível, o Arduino tem atendido às expectativas.
Uma das versões mais difundidas do um Arduino é a Duemilanove (fig. 01) que apresenta 6 portas analógicas e permitem a medida de tensões externas, sendo possível receber informações de uma série de sensores como medidores de temperatura, pressão, umidade, distância, sensores de gases, fototransistores. Existem, também, 14 portas digitais, onde é possível ler e escrever dois estados, 0/1 ou HIGH/LOW, permitindo, por exemplo, manter um LED ligado ou desligado. Quando necessário algumas dessas portas digitais podem ser configuradas para atuarem como portas de saída analógicas, através de modulação por largura de pulso ou Pulse-Width Modulation (PWM)”


Para saber mais clique no link abaixo